sábado, 21 de novembro de 2009

"Higiene Oral"

O médico Dentista, Manuel José Ferreira Rodrigues, pai do nosso colega Gonçalo, disponibilizou--se para fazer uma acção de sensibilização na nossa escola sobre “A Higiene oral”. Desde já lhe agradecemos, pois gostamos muito e aprendemos como proteger os nossos dentes, para que estes cresçam fortes e saudáveis.




















Boca Livre

O Batalhão da Limpeza

Era uma vez uns dentinhos que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isto porque o Joãozinho, dono da boca onde os dentinhos moravam, esquecia-se de escovar os dentes. As bactérias viviam felizes, com os restos dos alimentos que ficavam entre os dentes, dando a maior felicidade às cáries.
- Socoooorro!!!!
Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dentes pulou em cima da escova e gritou ainda mais alto:

- Lá vamos nóóóóós! E voaram para a boca para socorrer os chorões. Pulando veio o fio dental. Enfiou-se entre os dentes, dando um grande empurrão nos restinhos de comida.
Pasta de dentes, escova, fio dental: este é o batalhão da higiene bocal em acção, em mais uma missão diária importante. Eles fizeram o seu trabalho, expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados. Fim.
Com certeza já viste este filme. É a famosa guerra entre a higiene bocal e as bactérias que causam a cárie. Só que na vida real este batalhão de limpeza: escova de dente, pasta, fio dental, não é nada sem tua ajuda. És tu que tens de liderar o combate às cáries, garantindo a limpeza e a conservação dos dentes.
Por isso depois das refeições (ou de comer doces) e antes de dormir, não esqueças de colocar em acção o batalhão de limpeza bocal: a escova de dentes, pasta e o fio dental.
Mas o batalhão precisa da tua ajuda! Deves conhecer muito bem cada um dos seus integrantes, e aprender a escovar os dentes direitinho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário