sábado, 21 de novembro de 2009

"Higiene Oral"

O médico Dentista, Manuel José Ferreira Rodrigues, pai do nosso colega Gonçalo, disponibilizou--se para fazer uma acção de sensibilização na nossa escola sobre “A Higiene oral”. Desde já lhe agradecemos, pois gostamos muito e aprendemos como proteger os nossos dentes, para que estes cresçam fortes e saudáveis.




















Boca Livre

O Batalhão da Limpeza

Era uma vez uns dentinhos que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isto porque o Joãozinho, dono da boca onde os dentinhos moravam, esquecia-se de escovar os dentes. As bactérias viviam felizes, com os restos dos alimentos que ficavam entre os dentes, dando a maior felicidade às cáries.
- Socoooorro!!!!
Ouvindo o chamado desesperado dos dentinhos, a pasta de dentes pulou em cima da escova e gritou ainda mais alto:

- Lá vamos nóóóóós! E voaram para a boca para socorrer os chorões. Pulando veio o fio dental. Enfiou-se entre os dentes, dando um grande empurrão nos restinhos de comida.
Pasta de dentes, escova, fio dental: este é o batalhão da higiene bocal em acção, em mais uma missão diária importante. Eles fizeram o seu trabalho, expulsaram as bactérias e evitaram, mais uma vez, que os dentes fossem atacados. Fim.
Com certeza já viste este filme. É a famosa guerra entre a higiene bocal e as bactérias que causam a cárie. Só que na vida real este batalhão de limpeza: escova de dente, pasta, fio dental, não é nada sem tua ajuda. És tu que tens de liderar o combate às cáries, garantindo a limpeza e a conservação dos dentes.
Por isso depois das refeições (ou de comer doces) e antes de dormir, não esqueças de colocar em acção o batalhão de limpeza bocal: a escova de dentes, pasta e o fio dental.
Mas o batalhão precisa da tua ajuda! Deves conhecer muito bem cada um dos seus integrantes, e aprender a escovar os dentes direitinho.





domingo, 15 de novembro de 2009

O que é um Sismógrafo?

Sismógrafo é um aparelho que regista os movimentos do solo. É normalmente constituído por um tradutor que "percebe" os movimentos do solo e um registador. O sismómetro funciona com uma massa suspensa por molas (ou um pêndulo). Quando o solo oscila a massa também balança, sendo então registado o movimento relativo entre a massa e o solo.
Apesar do grande avanço alcançado pela ciência, ainda é necessário muita pesquisa para se prever terramotos com segurança e de maneira rotineira.













Registo do Sismógrafo


Cuidados a ter durante e depois dum sismo, em casa, num edifício público ou na rua.

Ø Mantém-te afastado das janelas, dos espelhos, das chaminés e dos candeeiros.
Ø Mantém a calma e conta com a ocorrência de possíveis réplicas.
Ø Não te precipites para as escadas ou saídas.
Ø Nunca utilizes elevadores.
Ø Não acendas fósforos ou isqueiros. Pode haver fugas de gás.
Ø Corta a água e o gás e desliga a electricidade.
Ø Utiliza lanternas a pilhas. Liga o rádio e cumpre as recomendações que forem difundidas.
Ø Evita passar por locais onde existam fios eléctricos soltos.
Ø Não utilizes o telefone, excepto em caso de extrema urgência (feridos graves, fugas de gás ou incêndios).
Ø Não circules pelas ruas para observar o que aconteceu. Liberta-as para as viaturas de socorro.


Trabalho de grupo: Inês , Bruna e Alexandre 4º Ano

Os Sismos

Os sismos

O que são sismos?

Um sismo, também chamado de terramoto, é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Por vezes, as vibrações ocorrem nos fundos oceânicos e nestes casos, produzem uma ondulação longa e suave, mas que em águas pouco profundas se transforma em autênticas colunas de água, que podem atingir 30 ou mais metros de altura. Estas ondas gigantescas são actualmente denominadas tsunami ou maremotos.

Tsunami















Derrocada de um prédio






quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A emergência da literacia

A partir de imagens de contos tradicionais criámos possíveis legendas.



Confrontámos essas legendas com as originais do conto.

Demos asas à nossa imaginação e, com base nas imagens, criámos a nossa própria história.
UM LOBO DIFERENTE

As personagens desta história são: o Capuchinho Vermelho, a Cinderela, o Gato das botas e o João, pé de feijão.

O João e o pé de feijão foi à casa da avozinha do Capuchinho Vermelho. Apareceu de seguida, o Gato das botas que era um caçador que andava a cortar canhotas no monte.
A Cinderela também lá estava porque era amiga do Capuchinho Vermelho e foi convidá-los para o seu casamento com o príncipe.
Quando chegou o dia do casamento, lá iam todos janotas. Até o lobo!
O casamento correu muito bem. Até houve música, dança, jogos e palhaços.
Foi uma festa muito divertida e até o lobo dançou com a avozinha.
Digam lá que não somos criativos.
Aguardamos os vossos comentários